segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween - Dia das Baruxas


 



DIA DAS BRUXAS




Você sabe qual é a origem do "Dia das Bruxas"?

O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C que deram origem a tradição do Dias da Bruxas. Naquela época o Dia das Bruxas se chamava Samhain, que significa "fim do verão". O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão. Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram e seus deuses.
Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces.
E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna, que na verdade tornaram-se símbolos do halloween.
Veja qual é o significado de cada um desses símbolos:
As bruxas são super importantes nessa festa, afinal, na tradução para o português, Halloween que dizer "Dia das Bruxas", mas segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa organizada, imaginem só, pelo próprio Diabo! Neste dia elas usavam e abusavam de seus poderes e jogavam feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
 Já as cabeças de abóboras simbolizam originalmente fertilidade e sabedoria, mas... Também conta a lenda que serve para iluminar o caminho da alma de Jack, homem a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo.
 O gato preto está sempre relacionado à figura das bruxas, porque, segundo dizem, elas conseguem se transformar em gato.

Bater à porta dos vizinhos dizendo "travessuras ou gostosuras" é uma brincadeira que existe desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.


Também não podem faltar as vassouras, que simbolizam o poder feminino de limpar tudo aquilo que traz energias negativas e consequências ruins.

Os morcegos tem um significado profundo: simbolizam a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Meio Ambiente

Trabalhando Tecnologias e  Reciclagem


Na semana do Meio Ambiente que aconteceu no início Junho, foi trabalhado com os alunos dos 5º anos da escola Horácio Victor Bastos o conceito de Reciclagem e sua importância nos dias atuais, cada aluno trouxe de tarefa um computador/ notbook/ celular/ tablet/ Iphone de sucata feito por eles com coisas que seriam jogadas no lixo, como por exemplo uma simples caixa de sapato que na mãozinha deles virou um lindo notbook, depois eles trouxeram os artigos para a expormos na escola e fazermos uma votação dos melhores, na verdade foi uma votação muito difícil, por que todos estavam lindos, os alunos se empenharam muito durante toda a realização das atividades.
Foi muito gratificante, trabalhar com os alunos dos 5º anos e trabalhar o meio Ambiente, reciclagem e as tecnologias, percebi durante as aulas que eles tem grande consciência da importância que o Meio Ambiente exerce em nossas vidas e de que temos que cuidar muito bem dele, pois desse cuidado que dependo nosso futuro e de outras gerações.
Durante as aulas foram desenvolvidas várias atividades de conscientização do Meio Ambiente, os alunos pesquisaram na Internet os países que mais poluem, o que mais reciclam, o conceito de reciclagem, depois no Editor de texto produziram textos falando sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente em nossas vidas e de como devemos cuidar do nosso querido Planeta!
Durante a exposição os alunos votaram nos "computadores" que mais gostaram, foi escolhido os computadores das  alunas Ana Luisa do 5º ano B, Mariana do 5º ano C, Milena 5º ano C e Pietra do 5 ano C, todos os alunos se esforçaram e fizeram um bom trabalho, Parabéns não só as alunas que venceram o concurso, mas também a todos que se empenharam para a realização. 
Quero agradecer a Coordenadora Clayse Werneck da empresa Planeta Educação que contribuiu com as impressões e com os premios, muito obrigada, também quero agradecer a Diretora Alessandra Molino por ter me ajudado e nos ter dado apoio durante a exposição e a entrega dos Prêmios.

Computadores de sucata produzido pelos alunos

Alunas Mariana e Maria Fernanda ajudando a organizar a exposição

Exposição dos Computadores de Sucata

Exposição dos computadores de Sucata

Exposição dos Computadores de Sucata

Exposição dos Computadores de Sucata


Visitando a exposição


Visitando a exposição

Visitando a exposição


Votação


Votação


Votação

Votação

Vencedores



Votação

Votação


Votação

Prêmios


Computadores vencedores



Diretora Alessandra, eu (Poliane) e aluna Mariana - 2º Lugar

Aluna Milena 5º ano C 4º Lugar - Diretora Alessandra e eu (Poliane)

Aluna Pietra 5º ano C 1º LUGAR - Diretora Alessandra e eu ( Poliane )

Ana Luisa 5º ano B  3 Lugar - Diretora Alessandra e eu ( Poliane )

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aves

Hoje a pedido da Professora Geane do 1º ano D da escola Lúcia Vilar, trabalhei Aves no editor de desenho Tux Paint, os alunos com o carimbinho divertido ilustraram seus desenho com as aves que eles conheçem, antes de darmos início nas atividades passei um vídeo no youtube sobre aves, foi muito interessante a aula, para a maioria dos alunos somente pássaros era considerado aves rs



Aves



Tipos de Aves

Avestruz

Tucano

Galinha
Desenho da aluna Nicole Núbia - 1 ano D
Desenho da aluna Mikaelly do 1 ano D

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro

DIA 29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO
Gosto muito de ler, meu livro predileto é o Pequeno Príncipe de Antoine-de-Sant-Exupèr, vou deixar aqui escrito o meu capítulo predileto, garanto quem nunca leu este lindo livro quando lê se apaixona por ele rs
 
Capítulo XXI

“E foi então que apareceu a raposa:
Bom dia, disse a raposa.
Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
Sou uma raposa, disse a raposa.
Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
Que quer dizer "cativar"?
Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
Que quer dizer "cativar"?
Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
Que quer dizer "cativar"?
É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...”
Criar laços?

Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... Eu creio que ela me cativou...
É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...
Oh! Não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
Num outro planeta? Há caçadores nesse planeta? E galinhas?
Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também e por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra, o teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti e eu amarei o barulho do vento no trigo...

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
Por favor... Cativa-me! Disse ela.

A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

Que é preciso fazer? Perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto.
No dia seguinte o principezinho voltou.
Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração. É preciso ritos.
Que é um rito? Perguntou o principezinho.
É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais e eu não teria férias!
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
Ah! Eu vou chorar.
A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal, mas tu quiseste que eu te cativasse...
Quis, disse a raposa.
Mas tu vais chorar! Disse o principezinho.
Vou, disse a raposa.
Então, não sais lucrando nada!
Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus e eu te farei presente de um segredo.
Foi o principezinho rever as rosas.
...Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é, agora, única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida, um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.

E voltou, então, à raposa:
Adeus, disse ele...
Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... Repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. “Tu és responsável pela rosa”
Eu sou responsável pela minha rosa. Repetiu o principezinho, a fim de se lembrar. ”



O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos. 


Portanto na semana nacional do livro inspire-se,  leia um livro e depois compartilhe com seus amigos a sua leitura.

Durante esta semana estou trabalhando leitura com os alunos da escola Horácio Victor Bastos e Lúcia Vilar, para os 1º e 2º anos estou lendo o livro  
" Os três porquinhos" e eles estão ilustrando no editor de desenho Tux Paint, já para os 3º, 4º e 5º anos no final da aula pedi para que cada aluno escolhesse um livro para levar para casa e ler durante a semana e na próxima semana trazer e contar aos seus amigos o que mais gostaram no livro que leram. 



 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação



O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, esse dia promove em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado pela primeira vez em 1981.


Dia do Professor




Os professores são grandes mestres que merecem todo o nosso respeito e carinho. Eles não são apenas detentores do conhecimento, mas sim pessoas que nos ajudam a compreender melhor certos assuntos e nos ensinam com muito carinho e dedicação.
A cada passo de sua vida, você tem professores que dedicam sua vida inteira na iluminação dos estudantes como você. Com certeza, a definição dos professores não pode ser limitada a um professor da disciplina, pois quem o orienta em sua vida é um professor.
Muitas vezes na vida, você sente vontade de agradecer ao seu professor, mas você não encontra uma ocasião apropriada. Portanto, o dia do professor é uma data apropriada e muito especial para você agradecer os seus professores por tudo o que eles fazem por você.






12 DE OUTUBRO




O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
 
 
Acesse o site: http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-das-criancas.html
 
 
Feliz dia das Crianças!


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia 04 de Outubro - Dia Mundial do Animal

-->
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade".
Leonardo da Vinci (1452-1519)


O Dia Mundial do Animal acontece todo ano no dia 04 de Outubro.
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o fato do dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de vários eventos e iniciativas.
Os principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal são:
  • Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
  • Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
  • Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.
    Todos os animais desde os Selvagens aos domésticos merecem o carinho e o respeito dos Seres Humanos.
Feliz dia do Animal!!!


Acessem o site do SmartKids


http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/4-outubro-dia-dos-animais.html